Publicidade

Lineage 2 – Servidores Oficiais

Lineage II – Servidores Oficiais

Essa é a primeira de uma série de reportagens que irão trazer para você, todas as novidades e características mais marcantes da nova versão do jogo Lineage II, o Client Gracia Part 2.
 Na série de matérias que estamos preparando, vamos relatar como é começar a jogar hoje um jogo online que já está funcionando há quase cinco anos. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram em todos esses anos. Como está estruturada a comunidade nos servidores ocidentais. Como funcionam os Clans brasileiros e qual é o relacionamento deles com a comunidade internacional e que tipo de recepção você pode esperar desses Clans ao começar a jogar Lineage II. Também faremos uma série de entrevistas com líderes de Clans e outras personalidades, durante nossa estada nesse mundo fantástico.

As matérias serão feitas em períodos semanais e retratarão da maneira mais fiel possível a vida de um “newbie” (novo jogador) no mundo de Lineage II. Para se ter uma idéia, eu e a Nix não jogávamos em servidores oficiais desde o final de 2006, devido à imensa quantidade de Bots* nesses servidores (sem dúvida falaremos sobre isso mais tarde).

Caso vocês queiram saber mais a respeito de um assunto específico, deixem um comentário indicando qual seria o assunto, ou nos envie um email, que certamente iremos preparar matérias solicitadas pelos usuários do site. 
 Bots*: Trata-se de um ou vários Chars comandados por programas ou macros de forma automatizada, sem que seja necessária a presença de um jogador em carne e osso atrás do teclado para fazê-lo. Um bot não tem fome nem sono e é aí que mora a injustiça desse sistema, afinal ele pode fazer quase tudo que um jogador que precisa descansar faz.
 Primeiras Impressões
 Devo confessar que estávamos um pouco ansiosos para voltar a jogar no oficial. Não sabíamos o que nos esperava, afinal desde 2006 houve várias atualizações importantes. Mas o que mais temíamos era reencontrar a imensidão de Bots, que acabou nos afastando de lá alguns anos atrás.
Eis que ainda na tela de login já tivemos a primeira surpresa: alguns dos antigos servidores não existiam mais. Investigamos um pouco e descobrimos que seis servidores antigos haviam se fundido para formar três novos servidores. A primeira coisa que nos veio a cabeça foi: “A população diminuiu drasticamente...”. O que de certa forma é verdade, mas vamos explicar melhor o que ocorreu.
A população diminuiu sim, mas isso ocorreu porque a NcSoft fez uma verdadeira limpa nos Bots e para a surpresa de muitos, alguns servidores ficaram tão vazios que tiveram que ser fundidos a fim de manter uma população nos padrões do oficial. Gostaria de deixar claro que um servidor oficial “vazio” ainda é muito, mas muito mais cheio que qualquer servidor privado que exista por aí. Hoje o servidor mais populoso é o Teon. Ainda não o visitamos, mas com certeza o faremos antes do fim da série de reportagens sobre os servidores oficiais.
Quebramos um pouco a cabeça para decidir em qual servidor deveríamos começar, mas no fim acabamos escolhendo um dos mais antigos e talvez o mais famoso de todos: o Bartz. Um jogador novo (newbie), geralmente não conhece ninguém e tem que começar literalmente do zero até que consiga encontrar amigos, clan e arrecadar algumas adenas. E foi nesse espírito que a gente começou a jogar no Bartz.
O char que criamos foi um Dark Elfo, respeitando o resultado atual da enquete do site. Também seguindo o conselho da Tissuy (nas próximas matérias falaremos sobre ela) e após conseguir uns Spiritshots com o Newbieguide do Shillien Temple(local de nascimento dos Dark Elfos), fomos diretamente para a entrada da vila e falamos com o outro Newbieguide. Ele nos deu mais alguns itens, fechamos a caixa de diálogo e falamos com ele novamente. Então ele nos indicou a primeira de uma série de quests muito simples que em poucos minutos nos deixaram no lvl 18 com adenas e skill points suficientes para começar bem a vida no servidor. Veja aqui o roteiro simples e prático feito pela Tissuy.
Esse, sem dúvidas, foi o ponto mais positivo desse início. Tenho que admitir que a NcSoft acertou em cheio facilitando um pouco a vida dos novos jogadores. Para se ter uma idéia do que estamos falando, da primeira vez que jogamos no oficial, levamos algumas horas para chegar no lvl 20, mesmo fazendo as quests disponíveis na época. Mas dessa vez, em menos de meia hora estávamos no lvl 18, prontos para fazer a quest de primeiro job (agora a quest de primeiro job pode ser iniciada no lvl 18 e não mais no lvl 19).
Fizemos a quest e também ganhamos mais XP, adenas e Skill Points. Também fizemos uma quest no lvl 21 exclusiva para a raça dos Dark Elfos, o que nos rendeu mais 100K e alguns itens (essa quest também está no roteiro da Tissuy). Foi, sem dúvidas, um ótimo começo. Agora estamos prontos para iniciar a jornada em busca do segundo job. Mas o mais importante de tudo é que em nenhum momento até agora encontramos nenhum Bot. É certo que eles ainda devem existir, mas as coisas estão muito melhores que antes.
Avaliação:

Evolução lvl 1 ao lvl 20: excelente
População: ótima (pouca gente nas cidades iniciais, mas de Dion pra frente está tudo abarrotado de players).
Bugs Encontrados: 0 (excelente)
Lag: 0 (excelente – e com o gráfico no talo)
Considerações complementares: Gatekeeper agora é grátis até o lvl 40, o que é uma ótima notícia. O Newbieguide agora da buffs para todos os chars até o lvl 62 (excelente). Adicionaram dois Actions excelentes: um serve para reportar supostos Bots(clica no char e clica no botão de report) e outro é uma função de busca por determinado item nas lojas das cidades. Imagine Giran abarrotada de lojinhas e você só precisa de um determinado item, então você digita o nome do item e as lojas que o possuem, seja para compra ou para venda, ficarão com suas “placas” com cores mais destacadas que as outras. Na minha opinião, essa foi a segunda melhor alteração que fizeram, a primeira foi o sistema de ajuda para novos jogadores.

Nota final: 95 (dependendo do ponto de vista pode ser 100).


Semana que vem voltaremos com mais uma matéria falando sobre a caminhada até o lvl 40 e a conquista do segundo job. Será que encontraremos algum BR? Esperamos que sim.

0 comentários:

Postar um comentário